Nem tudo é modinha… há tattoos que são verdadeiros ícones de luta e resistência. Abaixo, falaremos sobre o significado da tatuagem Medusa e, provavelmente, você passará a vê-la com outros olhos.
Se você segue perfis de apaixonados por tatuagens nas redes sociais, já deve ter encontrado várias tatuagens de Medusa pelo seu feed, sendo que, a maioria, está estampando a pele de mulheres.
O motivo é que, embora qualquer pessoa possa ostentar o desenho, a tatuagem da Medusa é comumente vista como um símbolo de sobrevivência à agressão ou abuso sexual.
Na sociedade atual, Medusa é frequentemente referida como o monstro com cabelo de cobra e pele verde cujos olhos podem transformá-lo em pedra; no entanto, ela nem sempre foi assim e sua história é um dos primeiros exemplos de culpabilização de vítimas.
A história da Medusa
Segundo a mitologia grega, Medusa era uma mulher jovem e bonita que serviu como sacerdotisa virgem da deusa da guerra e da sabedoria, Atena.
Um dia, sua beleza chamou a atenção de Poseidon, o deus do mar e, embora as recontagens variem, a mais comum é que ela foi brutalmente estuprada por ele no templo de Atena.
A deusa da guerra e da sabedoria ficou tão furiosa com a Medusa por profanar seu espaço sagrado que a transformou em uma górgona, um monstro feminino alado com cobras no lugar do cabelo que poderia transformar qualquer um em pedra com apenas um olhar.
Qual é o significado da tatuagem Medusa?
Existem muitas razões pelas quais alguém pode optar por fazer uma tatuagem de Medusa.
Para alguns, sua imagem representa o poder e a resiliência femininos, tornando-a uma escolha popular para aquelas que se identificam como feministas ou que querem celebrar a força das mulheres.
Outros poderão ver a imagem da Medusa como um símbolo de transformação, sobrevivência, força e superação de ataques, representando uma jornada pessoal de crescimento e mudança.
Além de simbólico significado da tatuagem Medusa, ela também pode ser escolhida como arte, por ter um desenho bonito e complexo. A deusa com cabelo de cobra é frequentemente retratada com detalhes intrincados e cores ousadas, criando uma tatuagem impressionante e atraente.
A Medusa tornou-se uma figura de proteção para mulheres que sofreram violência sexual ou agressão em algum nível, especialmente por parte de homens. Mas, não são apenas mulheres com vivências brutais como essas que utilizam seu desenho.
Há inúmeras pessoas que fazem essa tattoo baseadas em pontos de vista artístico e histórico, sem se preocupar com o significado da tatuagem Medusa.
A Medusa é uma imagem extremamente moderna que algumas pessoas adoram apenas por causa da estética, do amor pelas cobras, dos retratos ou da mitologia grega.
Por que a tatuagem de Medusa está ganhando mais popularidade?
Uma razão potencial pela qual a popularidade da tatuagem Medusa aumentou nos últimos anos é graças ao movimento #MeToo, que ajudou a remover parte do estigma associado à agressão e abuso sexual em geral.
- As estatísticas atuais revelam que mais de 800 mil mulheres sofrem abusos sexuais, anualmente, no Brasil.
Outra possibilidade, também vinculada com a primeira, é a prevalência de pessoas compartilhando suas Medusas tatuadas, nas redes sociais – a hashtag tem mais de 2 milhões de postagens no Instagram e continua crescendo.
Dicas para clientes que desejam uma tatuagem de Medusa
É importante que você se sinta seguro e esteja em um ambiente confiável ao fazer uma tatuagem, então pesquise primeiro o seu tatuador e saiba que há diversos profissionais – principalmente mulheres – que se especializam em designs de Medusa, e que podem fazer uma arte incomparável.
Reflita bastante sobre o lugar em que você estará tatuando seu corpo. Pense nas implicações que podem advir disso. Se perguntas e comentários podem ser desconfortáveis, pense no posicionamento. Apenas lembre-se, é seu corpo e seu direito obter tudo o que você precisa, merece ou gosta.
Dicas para artistas que tatuam uma tatuagem de Medusa
Fazer uma tatuagem é uma experiência muito vulnerável, por isso cada cliente deve ser tratado com respeito, sentir-se seguro e ser ouvido.
Certifique-se de que seu cliente se sinta confortável. Especialmente se for uma mulher, uma minoria ou alguém que está sendo tatuado pela primeira vez.
Mantenha as coisas profissionais e não presuma que um cliente queira falar sobre o significado da tatuagem Medusa que está fazendo.
Não se intrometa ou pergunte por que, se eles quiserem lhe contar seu raciocínio, eles o farão.
Sem Dores Desnecessárias
Embora muitas pessoas que escolham fazer uma tatuagem de Medusa não tenham sofrido nenhuma espécie de abuso, é interessante que o tatuador possa oferecer uma experiência agradável para quem chega no estúdio para fazer essa tattoo, afinal, já pode haver muita dor em memórias e sentimentos.
Com a possibilidade de utilizar um anestésico para diminuir ou eliminar o desconforto causado pelas agulhas, não há porque submeter um cliente à dor – a menos que ele queira.
Uma boa sugestão para anestesiar a pele antes de começar a tatuar é utilizar a pomada TKTX em gel, que não interfere no resultado final da tatuagem, e permite que a experiência seja muito mais tranquila para quem está sendo tatuado, facilitando, inclusive, o retorno para uma próxima tattoo.
Conheça mais sobre essa possibilidade, acessando tktxonline.com.br ou clicando aqui.